____________________
"A revelação permite que a gente entenda que leitura oracular não é sobre descobrir, escarafunchar, é sobre ter maturidade para estar aberto àquilo que o oráculo – e, consequentemente, a vida – tem a nos mostrar. Falando tarologuês, a leitura oracular está muito mais próxima do Julgamento do que do Mago. Sem a mente aberta, fica difícil que algo se revele para nós. Quando decidi escrever esse livro, foi num click. Nas interações e discussões das redes sociais, pude ver ali que havia um assunto sobre o qual eu realmente gostaria de falar. Me conectei tanto com o tema que me preparei para escrever sobre ele, e quando
sentei para fazer isso, não parei mais."
Esse livro digital foi todo imaginado e elaborado a partir do meu desejo de fazer algo do meu jeito, a partir das inquietações que colegas e praticantes me trazem diariamente no convívio online. Nessas linhas não quero ensinar a jogar tarô, quero contribuir com as pessoas que já jogam e buscam estrutura para interpretar as cartas de maneira atualizada, consciente e responsável.
Para comprar, escolha um dos botões abaixo
_________________________
UMA CONVERSA SOBRE O TARÔ
Nesse áudiolivro abordo as polêmicas que envolvem o tarô, saindo do formato de leitura gravada e oferecendo uma gravação comentada das perguntas recorrentes que me foram apresentadaS na gravação pela Universidade Falada, há mais de uma década. O conteúdo segue atual e oferece aspectos importantes para a desmistificação do tarô. Indicado para iniciantes que desejam compreender a função do tarô enquanto prática oracular e para praticantes a fim de rever ou reforçar os elementos controversos que envolvem a leitura das cartas do tarô. Essa iniciativa segue necessária e elucidativa, bem como o projeto da Universidade Falada que se manteve educativo e acessível até os dias atuais no site do TocaLivros.
Para acessar e ouvir clique no botão abaixo
_________________________
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONHECER O TARÔ
Na intenção de disponibilizar gratuitamente às pessoas interessadas informações introdutórias e fundamentais sobre tarô, criei este ebook prático onde, ao longo de 22 passos, são apresentados os temas mais relevantes sobre tarô, tais como sua finalidade e funcionamento. Na rota da desmistificação do tarô, nesse pequeno livro abro o jogo e diferencio o tarô da espiritualidade, da religião, das superstições e outros elementos que envolvem a arte divinatória com as cartas. Você pode baixar, gratuitamente, esse livro digital para conhecer minha abordagem desmistificada com o tarô. Indicado para iniciantes que buscam começar seus estudos em base esclarecedora, mas também indicado para praticantes que desejam reciclar conhecimentos e informações. Clique no botão!
_________________________
ABRINDO O JOGO
e desmistificando o tarô contemporâneo
Essa publicação tem uma história boa, pois foi uma ideia que não surgiu de mim, mas de uma colega (e amiga), a Patrícia Rosendo. Há algum tempo atrás ela me incentivou a escrever um novo livro sobre a importância de um tarô desmistificado e, a princípio, não estava muito animada com a ideia. Após muitas conversas e acertos, a Patrícia generosamente se prontificou a transcrever minhas falas, assinou o prefácio e...voilà, surgiu esse pequeno registro que se tornou tão importante. Neste livro, proponho reflexões sobre o tarô e suas finalidades, indo além do que abordei no ebook. Ainda que aborde questões mais específicas, a leitura segue acessível, tanto para iniciantes quanto para praticantes. Como encaixar o tarô em nossa realidade evitando um viés mistificado, desconstruindo a imagem atrelada às superstições que rondam o oráculo, a fim de tornar esse mesmo tarô uma ferramenta simbólica, e por isso, uma fonte de representações? É sobre isso que sugiro reflexões.
Um livro descomplicado, num formato fácil e prático, que permite um olhar contemporâneo e atualizado sobre o tarô. Disponível para venda no Clube de Autores, versão digital ou física, impressa exclusivamente on demand.
_________________________
RELIGIÃO E SENTIDO À VIDA:
Narrativas, histórias, tradições e símbolos
Nesse livro acadêmico que reúne 6 autores apresento, no capítulo 5, um texto sobre a evolução do tarô desde o período medieval ao tarô contemporâneo. Essa proposta partiu de uma comunicação científica apresentada no ano de 2016 em conferência sobre Ciências da Religião e Comunicação, que aconteceu na UNASP (Universidade Adventista de São Paulo). A intenção dessa produção é apresentar o tarô como uma linguagem que pode ser desenvolvida em diversas esferas, desde a artística até a oracular. Alguns autores me ajudaram a construir esse texto e estruturar a percepção de que as imagens contam histórias e permitem interpretar o que vivemos de maneira imaginativa. O intuito é disponibilizar conhecimento e pesquisa a todos, num espaço sério e comprometido, que é o da Editora Atena (que se responsabiliza pelas suas publicações e sempre busca material inovador). É uma grande satisfação falar de tarô em lugares que vão além do nicho já conhecido, não como forma de segregação, mas com o objetivo de ampliação e reconhecimento da pluralidade que o tarô abarca.
_________________________
TEOLOGIA DAS RELIGIÕES - VOLUME 2
Esse foi o primeiro livro acadêmico que tive o prazer de ser convidada a participar. Nessa coletânea, que reúne mais de 30 autores apresentando seus mais diversos temas da área das Ciências da Religião, assino o capítulo 22, dispobilizando minha pesquisa que investiga o tema "O tarô e a prática oracular na era da midiatização espiritual". A escolha dessa proposta envolveu muito estudo e também um trabalho de reflexão, pois foi com essa pesquisa e compreendi que qualquer crítica, sem autocrítica, pode se tornar uma queixa vazia e sem fundamento. Não à toa, nesse trabalho faço uma crítica ao apontar o papel da mídia na popularização distorcida da imagem oracular, fazendo também uma autocrítica no que se refere à participação dos profissionais, que aceitam a espetacularização e reproduzem até os dias atuais.
Ali reflito sobre alguns dados recolhidos ao longo do ano de 2017, dados referentes a épocas distintas a partir de veículos de mídia brasileiros, fases em que a mídia impressa e eletrônica abriram espaço para temas esotéricos e, simultaneamente, participaram de uma caricaturização de nossa profissão e prática oracular. Buscando ampliar um pouco o entendimento das razões pelas quais o Brasil ainda apresenta um tarô espetacularizado e distorcido nas mídias, adaptei uma comunicação científica para integrar esse livro e compartilhar com todos os interessados.
O livro é aberto, de acesso público e foi editado pela Atena Editora. É das primeiras pesquisas científicas publicadas especificamente sobre o tarô e seu papel sócio cultural no Brasil. Apresentei esse estudo na XII Eclesiocom (Conferência de comunicação eclesial) na PUC de Campinas e, posteriormente, pelo seu conteúdo fui convidada pela editora.
_________________________
COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E RELIGIÕES
Tendências e perspectivas na pesquisa
Nessa publicação assino o capítulo 4, dispobilizando minha pesquisa sobre o tarô enquanto linguagem imagética e representação simbólica. Com fundamentação na filosofia do imaginário e no entendimento da imaginação simbólica, intenciono apresentar um tarô livre de mistificação e desprendido de vínculos religiosos ou espiritualistas.
Paticipar dessa proposta foi muito especial, pois o convite veio de uma mulher que admiro e que foi a primeira pessoa do ambiente acadêmico a se interessar pelo meu estudo com o tarô, a Magali do Nascimento Cunha. Foi através dela que participei do meu primeiro GP (grupo de pesquisa), também com o apoio dela que me apresentei em conferências acadêmicas falando sobre tarô, a convite dela me apresentei na Universidade Metodista na área de pós graduação falando sobre tarô. Alguém que fez a diferença.
O livro é aberto e foi editado pela Syntagma Editores. É das primeiras publicações sobre o tarô e a possibilidade de ser entendido como linguagem e não exclusivamente como dom sobrenatural. Elaborei com muita pesquisa e especialmente para ser publicado nesse livro, após apresentar para as organizadoras e ser aprovada para integrar esse time de autores/pesquisadores. Também acessível e gratuito.
_________________________
CARTAS NA MESA
Esse foi o meu primeiro livro sobre tarô. Me debati muito tempo por causa dele, pois muitos colegas diziam que livro com conteúdo de blog não é livro. Mas, nesse caso, quero discordar. Esse livro foi uma reunião de 78 textos escritos numa época em que blog era o lugar onde a gente mais procurava conteúdo sobre os assuntos sobre os quais queríamos nos informar. Nessa fase (aqui falo da primeira década do século XXI) eu tinha um blog sobre tarô que, inclusive, carregava o nome do livro. E me dispus a escrever os 78 textos, sem pressa, conforme cada carta surgia para mim, dentro de um contexto, claro. Assim, muito tempo depois, fiz os 78 textos e reuni todos para esse primeiro livro. O material passou por revisão 2 vezes e teve também 2 capas. Nele, analisava cada arcano num contexto cotidiano, no intento de tirar a leitura oraular de um lugar inalcançável, metafórico, que muitas vezes nos afastava da compreensão de nossas representações e, consequentemente, de nós mesmos.
"Cartas na Mesa" é um livro que fala sobre as 78 cartas do Tarô, numa leitura comportamental e cotidiana, publicados em meu blog ao longo de anos de pesquisa, trabalho e prática com o Tarô. O intuito foi inserir os símbolos das lâminas no cotidiano e ampliar seu entendimento com aspectos vividos no dia a dia e também na atualidade. Ali, tanto os Arcanos Maiores quanto Arcanos Menores são interpretados como manifestações comportamentais e reflexões individuais que podem ser lidos ordenadamente ou de forma intercalada, sem a pretensão de ensinar, mas com a intenção de romper os significados fechados e encontrar vivências, experiências e vida real.
Este livro esteve disponível para venda na versão digital e impressa por muitos anos. Atualmente a venda foi suspensa para revisão e, portanto, não está disponível para aquisição.
_________________________